SIGA-NOS

Onça-pintada é registrada em território paranaense da Grande Reserva Mata Atlântica

Registros foram feitos por armadilhas fotográficas em agosto

Armadilhas fotográficas registraram novos indivíduos de onça-pintada  (Panthera onca)  na região da Grande Reserva Mata Atlântica, área que abrange dois milhões de hectares bem conservados do bioma nos Estados do Paraná, São Paulo e Santa Catarina. O registro pode ser conferido  neste link . Além destes, em julho de 2018, foi reportado o primeiro registro em imagem da ocorrência de onças-pintadas na Serra do Mar paranaense. Na ocasião, um macho e uma fêmea apareceram juntos na mesma imagem.

A onça-pintada é o maior felino do continente americano e atualmente é classificada como “vulnerável” pelo Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção de 2018 elaborado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A estimativa é de que existam apenas 250 indivíduos da espécie em todo o bioma Mata Atlântica.

Os registros são resultados de projetos desenvolvidos na região desde 2009 por uma equipe coordenada pelo pesquisador do Instituto de Pesquisas Cananéia (IPeC) e pós-doutorando do Programa de Ecologia e Conservação da UFPR, Roberto Fusco Costa, em parceria com a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS). Além da onça-pintada, outros animais foram registrados na região, como a  jaguatirica  (Leopardus pardalis) , o  puma ( Puma concolor ), o cachorro-vinagre ( Speothos venaticus ), a  anta  (Tapirus terrestres)  e a  queixada  (Tayassu pecari).  “A onça-pintada é um animal que está no topo da cadeia alimentar. A presença do animal indica o bom estado de conservação do local favorecendo a sobrevivência desta e de outras espécies, como mostram os outros registros”, explica Fusco.

Atualmente esses projetos integram o Programa de Monitoramento de Grandes Mamíferos na Grande Reserva Mata Atlântica que representa uma iniciativa do IPeC e do Instituto Manacá para promover um monitoramento integrado e em larga escala de espécies ameaçadas, gerando informações que irão auxiliar no planejamento de conservação e na avaliação das ações de proteção e manejo das áreas protegidas, em nível local e territorial.

A manutenção de áreas em bom estado de conservação também traz benefícios socioeconômicos para a região, já que permite que esses animais sejam vistos e admirados, fomentando o turismo de natureza, a pesquisa científica e ações de educação para conservação. “Com responsabilidade e educação, o turismo de natureza pode gerar empregos, movimentando a economia nas comunidades locais, valorizando o patrimônio cultural e histórico da região”, ressalta o responsável pelas reservas da SPVS no litoral paranaense, Reginaldo Ferreira.

O programa tem apoio da WWF-Brasil e patrocínio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

Investimento em conservação

O investimento privado, em especial no território da Grande Reserva Mata Atlântica, uma das regiões mais exuberantes e biodiversas do mundo, contribui para a conservação da biodiversidade e a manutenção dos serviços ecossistêmicos, mantendo a qualidade do solo, fornecendo segurança hídrica e contribuindo para a produção de chuvas, por exemplo.

Desde 2016, o programa conta com a parceria do Banco ABN AMRO. O apoio financeiro ao programa é um dos principais investimentos da instituição em ações para a conservação da natureza e rendeu ao banco o reconhecimento da Certificação LIFE, metodologia que reconhece empresas que incorporam a conservação da natureza em sua agenda ambiental.

“Conhecemos o trabalho do instituto IPEC em 2016 e nos encantamos com o projeto de conservação de mamíferos de grande porte na Serra do Mar. O apoio financeiro veio como parte do nosso programa para neutralização do impacto da nossa atividade ao meio-ambiente e fomos a primeira instituição financeira a obter o Certificado LIFE. O banco ABN AMRO tem orgulho dos resultados alcançados e da nossa contribuição para proteção da biodiversidade brasileira”, ressalta Mateus Praxedes, Chief Risk Officer (CRO) do ABN AMRO Brazil.

Fale com nossa
assessoria de
imprensa

Você também pode
gostar de ler...

FALE CONOSCO >