A nova edição de quadrinhos que compõe a Coleção Nosso Litoral traz informações, curiosidades e atividades sobre o guanandi, árvore nativa do bioma Mata Atlântica
A Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental – SPVS acaba de lançar a história em quadrinhos “Rebeka e o guanandi”, que compõem a Coleção Nosso Litoral. O material didático-informativo tem por objetivo promover e estimular o ensino de conceitos relacionados com a preservação da natureza, em especial do guanandi, e a valorização das unidades de conservação de forma didática e divertida.
O guanandi é uma espécie nativa de alguns biomas, como a Mata Atlântica, muito encontrada em regiões planas do litoral paranaense, em brejos, próximo de rios e nas ilhas. Árvore de grande porte que pode chegar aos 30 metros de altura. Os frutos do guanandi servem de alimento a muitas espécies, algumas inclusive ameaçadas de extinção. Para o papagaio-de-cara-roxa, os guanandis são essenciais, pois está espécie se alimenta dos seus frutos, descansa nos seus galhos e usa de suas cavidades naturais para fazer seus ninhos.
A principal ameaça sofrida pelo guanandi é o corte ilegal para a construção civil, fabricação de canoas e construção de trapiches. Sua retirada em ambiente natural é proibida por lei, justamente por ser uma espécie essencial à sobrevivência da fauna local.
A Coleção Nosso Litoral é resultado dos projetos desenvolvidos pela SPVS no litoral do Paraná há quase 20 anos. Além das histórias, compõem a Coleção livretos que apresentam orientações aos professores para ampliação da prática educativa com atividades realizáveis em áreas naturais, além de oferecer subsídios como mapas, ilustrações, exercícios e informações técnicas para serem explorados durante as aulas teóricas.