Projeto da Coca-Cola FEMSA Brasil “adota” mais de 1200 hectares de biomas nativos para conservação
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A iniciativa engaja proprietários das áreas selecionadas e visa a preservação do meio ambiente e a compensação hídrica de fábricas da companhia

Realizado pela Coca-Cola FEMSA Brasil, fabricante do Sistema Coca-Cola, e executado pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), instituição especializada em iniciativas de conservação da biodiversidade, o projeto Neutralidade Hídrica prevê a compensação do uso de água por duas fábricas da empresa, localizadas nos municípios de Mogi das Cruzes e Bauru, por meio de ações para preservar áreas prioritárias de recarga hídrica e com remanescentes de Mata Atlântica e Cerrado.
Até o momento, são 1200 hectares de áreas adotadas, sendo 488 hectares em dez propriedades no território de Mogi das Cruzes e outros 712 hectares em quatro propriedades na região de Botucatu. Os números superam a meta inicial, fixada em 1100 hectares.
No cenário traçado, a estimativa é que a compensação hídrica atinja um volume próximo de 452 milhões de litros de água por ano, o que equivale à neutralidade hídrica dos processos produtivos das plantas da Coca-Cola FEMSA Brasil em Mogi das Cruzes e Bauru.
“A sustentabilidade hídrica é um pilar fundamental da nossa agenda ESG. Com esse projeto conseguimos contribuir com a saúde e a qualidade das bacias hidrográficas de regiões onde atuamos, garantindo mais segurança hídrica nas localidades. Superamos as primeiras metas de adoção de áreas e já estamos prospectando novas propriedades para aumentar ainda mais o impacto da iniciativa”, explica Fabiana Meira, vice-presidente Jurídica e de Assuntos Corporativos da Coca-Cola FEMSA Brasil.
O projeto de Neutralidade Hídrica é parte da atuação da companhia em prol do reabastecimento hídrico e conservação da biodiversidade. As iniciativas para a segurança hídrica também se desdobram para dentro das operações, como na própria planta de Mogi das Cruzes, que, nos últimos 15 anos, reduziu o seu índice de litros de água captada/litros de bebida produzida de aproximadamente 2,17L para 1,18L – o que significa que a unidade está reduzindo 45% o desperdício de água na sua produção. Recentemente, a boa gestão de água da fábrica foi certificada internacionalmente pela Alliance for Water Stewardship (AWS), obtendo no nível Core da Certificação AWS.

O projeto de Neutralidade Hídrica
Iniciado em 2022, o projeto de Neutralidade Hídrica prevê um acordo de cinco anos com os proprietários das terras adotadas pela Coca-Cola FEMSA Brasil, envolvendo, nesse período, incentivo financeiro via Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e orientação técnica para a conservação das áreas. Essa manutenção protege a biodiversidade local e, consequentemente, o fornecimento de serviços ecossistêmicos – que são os serviços que a natureza provê, direta ou indiretamente, à sociedade – como o abastecimento de água. As ações abrangem prevenção de incêndios, reflorestamento, enriquecimento de espécies e fiscalização.
As áreas já adotadas contemplam a região da cuesta Paulista, onde ocorre a recarga do aquífero Guarani, e de Mogi das Cruzes, que contribui para o Rio Tietê e para a formação de lençóis freáticos e aquíferos de São Paulo.
O cenário atual da Mata Atlântica revela que uma fração significativa das áreas naturais se encontra em propriedades privadas e, em São Paulo, isso é muito recorrente. “No desenvolvimento do projeto, o acesso aos proprietários dessas áreas naturais conta com parceiros para a mobilização. Ao longo das aproximações e contatos, é necessário um bom relacionamento com todas as pessoas envolvidas. Adicionalmente, o apoio técnico da SPVS, por meio do projeto, fornece ferramentas para que os proprietários tenham boas condições de gerir as suas áreas naturais, melhorando a qualidade ambiental e garantindo a sua conservação”, explica Nicholas Kaminski, coordenador da iniciativa na SPVS.
“O mecanismo de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), propicia que esses ambientes naturais remanescentes mantenham, e até ampliem, a capacidade de produção hídrica, a partir das ações de conservação que os proprietários se comprometem a realizar”, complementa.
Além do compromisso com a recarga hídrica, há desdobramentos sociais e educacionais previstos no planejamento. Desde abril de 2023, a SPVS vem promovendo, dentro do projeto, capacitações de professores do Ensino Fundamental 1 e da Educação Infantil, a fim de inserir conteúdos sobre conservação da natureza no cotidiano escolar. Até agora, cerca de 350 professores já participaram das oficinas e aulas disponibilizadas para as Secretarias de Educação dos municípios parceiros.
Outro objetivo traçado é a formação de uma rede de boas práticas nos territórios, visando fortalecer políticas públicas que beneficiem a conservação de áreas naturais. Um conjunto de atores e instituições locais, formado pelo poder público (prefeituras locais, Fundação Florestal) e organizações do Terceiro Setor está sendo formada para discutir e fortalecer a pauta da conservação da natureza nos territórios. “Dentro dos municípios onde o projeto atua, já estão sendo discutidas políticas de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e outros mecanismos que sejam capazes de beneficiar a manutenção do patrimônio natural local. É um projeto de muitos ganhos ambientais, mas também sociais e educacionais”, conclui Nicholas.

Próximos passos
Para os próximos anos, mais áreas devem ser adotadas pela Coca-Cola FEMSA Brasil. Além disto, com o projeto em curso e a rede de parceiros formada, diversas ações complementares estão sendo programadas para fortalecer a gestão territorial. A exemplo, capacitações junto aos proprietários parceiros trazendo temas de interesse para o projeto; o monitoramento de biodiversidade, o qual já indicou a presença de espécies ameaçadas de extinção em áreas participantes e; a discussão de outras políticas públicas complementares e integradas para fortalecimento da rede de atores.
Para Clóvis Borges, diretor-executivo da SPVS, a união entre a instituição e Coca-Cola FEMSA Brasil representa um avanço na gestão ambiental corporativa. “A busca pela evolução nas corporações para atingir metas ESG precisa ser constante e visando sempre a melhoria continua em seus processos. Um grande desafio na área ambiental, é a apresentação de métricas robustas e confiáveis que relacionem o impacto não mitigável das corporações com ações adicionais e voluntárias que proporcionem uma equivalência no que se refere à conservação da natureza e provisão de serviços ecossistêmicos. A Coca-Cola FEMSA vem desenvolvendo ações compatíveis com essas premissas com excelência e proporcionado avanços inovadores que servem de exemplo e devem ser incorporadas nas práticas das demais empresas, em todas as áreas de atividade”, diz.
Sobre a Coca-Cola FEMSA
A Coca-Cola FEMSA, S.A.B. de C.V. é uma das maiores engarrafadoras da franquia Coca-Cola do mundo por volume de vendas. A Companhia produz e distribui bebidas das marcas registradas da The Coca-Cola Company, oferecendo um amplo portfólio de 134 marcas a mais de 270 milhões de consumidores todos os dias. A companhia comercializa e vende aproximadamente 3,8 bilhões de caixas unitárias através de mais de 2 milhões de pontos de venda por ano. Operando 56 unidades de manufatura e 249 centros de distribuição, a Coca-Cola FEMSA está comprometida a gerar valor econômico, social e ambiental para todos os seus grupos de interesse em toda a cadeia de valor. A Companhia é membro do Índice de Sustentabilidade de Mercados Emergentes do Dow Jones, Índice de Sustentabilidade MILA Pacific Alliance do Dow Jones, FTSE4Good Emerging Index; e do índice S&P/BMV Total México ESG, entre outros. Suas operações abrangem alguns territórios no México, Brasil, Guatemala, Colômbia e Argentina, e, em nível nacional, na Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Uruguai e Venezuela mediante um investimento na KOF Venezuela. Para obter mais informações, visite www.coca-colafemsa.com
Sobre a Coca-Cola FEMSA Brasil
Operação da Coca-Cola FEMSA no Brasil, a companhia iniciou suas atividades em 2003 e é a fabricante do Sistema Coca-Cola com maior volume de vendas no País. Possui mais de 25 mil colaboradores e está presente em oito estados (Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo) com 11 fábricas e 47 centros de distribuição. Com um portfólio multicategoria de mais de 130 marcas, a companhia atende a mais de 480 mil clientes, alcançando cerca de 95 milhões de consumidores.
Sobre a SPVS
Desde 1984, a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) realiza ações voltadas à proteção do patrimônio natural no sul do país. É hoje considerada uma das mais representativas organizações especializadas no tema da conservação da biodiversidade no Brasil com foco no bioma Mata Atlântica, e suas atividades apresentam grande afinidade com a inovação e busca de atendimento a prioridades no campo da conservação.