Está disponível para o público em geral o podcast sobre “Produção de Biodiversidade” que a SPVS e a Japan Tobacco International (JTI) produziram em parceria ao longo de 2022. Ele foi pensado inicialmente para os produtores rurais parceiros da JTI, parceira da SPVS em projetos em favor da conservação da biodiversidade, mas, pela relevância dos temas tratados em cada episódio, os conteúdos foram abertos para todas as pessoas que se interessarem pelo assunto. Eles podem ser ouvidos aqui: https://bit.ly/podcastJTIBIO.
Os episódios abordam temas relacionados a boas práticas de conservação e produção de natureza e a ações de monitoramento da biodiversidade e são desenvolvidos por colaboradores da SPVS que atuam no projeto. Ao todo, dez episódios serão produzidos. Alguns já podem ser ouvidos no canal do YouTube da SPVS, por meio da playlist “Rádio JTIBio”.
Patricia Feldmann, técnica do projeto Produção de Biodiversidade (JTIBio), destaca a importância de possibilitar que os conteúdos sejam disponibilizados em uma plataforma acessível aos produtores rurais e, agora, à sociedade em geral. “O objetivo do podcast foi trazer, de forma dinâmica e acessível, os assuntos inseridos no protocolo de monitoramento do projeto, já que os produtores rurais têm o hábito de escutar rádio. Dessa forma, a ideia foi abordar os temas dentro de um meio de comunicação que pertence à rotina deles”, ressalta.
Ao todo, três episódios do podcast já foram disponibilizados no canal do YouTube da SPVS, via playlist “Rádio JTIBio”. O primeiro episódio (https://bit.ly/podcastJTIBIO) apresentou aos ouvintes aspectos importantes sobre o projeto, como o que é o projeto JTIBIO, como é a atuação com os produtores rurais, quais são as ações realizadas, entre outros pontos.
Os convidados foram Fábio Roesch, gerente de projetos agroambientais da JTI, e Cecília Dorfey, gerente de assuntos agroambientais da JTI. Em sua participação no podcast, Cecília, ressaltou a relevância de uma comunicação positiva para ampliar as ações de produção de biodiversidade com os produtores rurais parceiros. “A comunicação é uma ferramenta que possibilita atingir todos os produtores da JTI, sendo pela revista interna ou pelas redes sociais, como a gente está investindo bastante em divulgar o projeto para engajar cada vez mais produtores nessa iniciativa para conservação do meio ambiente”, explicou.
O segundo episódio (https://bit.ly/episodio2_JTIBIO) abordou assuntos sobre práticas ambientais voltadas para melhorar as produções rurais, com foco nas espécies exóticas invasoras. A convidada foi a engenheira florestal, Alessandra Xavier. E o terceiro (https://bit.ly/episodio3_JTIBIO) teve como tema de conversa a importância das florestas antigas para o meio ambiente e para a conservação da natureza. O convidado foi o diretor-executivo da SPVS, Clóvis Borges.
Os próximos episódios abordarão assuntos significativos não só para os produtores rurais, mas também para o público em geral que alimenta interesse por produção de biodiversidade e conservação da natureza. Os temas sequentes do podcast serão: Serviços Ecossistêmicos, Áreas de Preservação Permanente (APPs), Reserva Legal, Fauna nativa, Caça, tráfico de animais e cativeiro, Animais domésticos na propriedade e Combate às mudanças climáticas.
Dionatan Hermes, supervisor de treinamento e projetos agroambientais da JTI, cita que as expectativas para a sequência dos episódios são as melhores. E destaca a quebra de paradigmas que o material vem alcançando. “Começamos a falar de assuntos que até então tínhamos receio. Havia uma barreira muito grande e a gente está conseguindo de uma maneira simples, descontraída, em um bate-papo, trazer assuntos à tona que, até então, contavam com pouca visibilidade”.
Dionatan ainda complementa que a prioridade do podcast é levar informações aos produtores rurais parceiros da JTI de forma simples e acessível. “O podcast traz a ideia de simplificar. A ideia é compartilhar boas práticas na vivência do dia a dia dos produtores. Nada fora do que eles vêm fazendo na sua propriedade, e sim, no que eles podem inovar ou melhorar”, conclui.
O JTIBio
O Projeto Produção de Biodiversidade (JTIBio), teve início em 2014, e integra ações de monitoramento participativo da biodiversidade e o incentivo às boas práticas de conservação e tem como principal objetivo contribuir com a manutenção e o aumento dos serviços ecossistêmicos nas propriedades rurais do Estado do Paraná.
Fábio Roesch, gerente de projetos agroambientais da JTI, exalta, em sua participação no primeiro episódio do podcast, os desdobramentos do projeto. “Orgulho pelos resultados obtidos até o momento com o projeto de produção de biodiversidade, o nosso JTIBio! Como é bom colher os frutos do trabalho sério e comprometido que desempenhamos todos os dias. Seguimos em frente produzindo natureza juntos!”.
Clóvis Borges, diretor-executivo da SPVS, enfatizou a importância de projetos como o da JTIBio para os âmbitos econômico, social e ambiental. “Ao estabelecer uma metodologia que permite definir indicadores de biodiversidade nas propriedades de seus parceiros, a JTI dá um passo muito importante na busca de novos parâmetros que precisam ser incorporados em nossas atividades econômicas, seja no campo, ou na cidade. Quando relacionamos a qualidade de áreas naturais com o bem estar da sociedade e a resiliência dos negócios, estamos colaborando com práticas que precisam deixar de ser apenas exemplos para se tornarem lugar comum”, conclui.