* release original distribuído pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)
O PAN Papagaios também tomou medidas para ajudar na contenção do COVID-19 realizando Oficina virtual ao longo desta semana
É responsabilidade do Estado Brasileiro, por meio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, o planejamento de estratégias para conhecer e minimizar as ameaças às espécies, visando a manutenção da integridade da biodiversidade brasileira. Uma das prioridades do ICMBio é a elaboração e implementação de Planos de Ação Nacionais (PANs) para a conservação de espécies, uma de suas estratégias para a gestão compartilhada para o manejo e a conservação de táxons com maior grau de ameaça.
Seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), e da Presidência do ICMBio, sobre as medidas de proteção recomendadas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (COVID-19), o Grupo de Assessoramento Técnico (GAT) e colaboradores do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Papagaios (PAN Papagaios) decidiram cancelar a reunião presencial prevista e realizar virtualmente a reunião de monitoria anual de 2020.
A reunião acontece por videoconferência no período de 23 até 27 de março e tem como objetivo avaliar as ações realizadas em 2019 e os indicadores do segundo ciclo (2017-2022) em uma avaliação intermediária de atendimento às metas estabelecidas para o PAN, que tem duração de cinco anos. O segundo ciclo do PAN Papagaios é composto por três objetivos específicos e 71 ações com prazo de execução até agosto de 2022.
Plano de Ação Nacional visa minimizar a perda de indivíduos para o tráfico de animais silvestres e garantir melhor qualidade do ambiente natural para reprodução e alimentação de espécies ameaçadas
A iniciativa possui ações para conservação de seis espécies de papagaios com diferentes graus de ameaça: papagaio-verdadeiro; papagaio-charão, papagaio-de-peito-roxo, papagaio-de-cara-roxa, papagaio-chauá e papagaio-moleiro.
O planejamento do PAN Papagaios, bem como o grau de implementação de cada uma de suas ações pode ser acessado através do endereço eletrônico https://www.icmbio.gov.br/portal/faunabrasileira/plano-de-acao-nacional-lista/837-plano-de-acao-nacional-para-conservacao-dos-papagaios-da-mata-atlantica
As estratégias do PAN Papagaios englobam iniciativas para a redução e reversão da perda, degradação e fragmentação do habitat das espécies alvo do Plano; iniciativas para redução da captura e comércio ilegal de indivíduos destas espécies; e a implementação de ações de manejo integrado que beneficiem as mesmas. Uma das grandes forças deste PAN é contar com a experiência e robustez de implementação de projetos de conservação bem sucedidos com foco nestas aves e que já possuem décadas de existência. Além disso, o grupo conseguiu a fundamental aprovação do Programa Papagaios do Brasil, lançado em 2017, com o objetivo de implementar e integrar ações de conservação do PAN Papagaios com foco nestas seis espécies que sofrem com o tráfico e com a redução de seus habitats naturais. O Papagaios do Brasil segue diretrizes do PAN Papagaios coordenado pelo ICMBio/CEMAVE, tendo ações previstas até 2021, entre atividades de educação para conservação da natureza, pesquisa e comunicação com a sociedade em geral.
A oficina virtual do PAN Papagaios contou com 15 participantes de 11 instituições. Participaram de forma remota na sala de conferência virtual a coordenação geral (Patricia Pereira Serafini – ICMBio/CEMAVE) e coordenadora executiva do PAN Papagaios (Elenise Sipinski – SPVS), bem como os membros do GAT: Ana Paula Felício, do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL); Eunice Lislaine Chrestenzen de Souza, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA); Nêmora Pauletti Prestes, Associação dos Amigos do Meio Ambiente (AMA); e Pedro Scherer Neto, Museu de História Natural Capão da Imbuia – MHNCI/ Zoo Curitiba / PSN Foundation. Além do GAT, participaram da videoconferência os seguintes articuladores/colaboradores do PAN Papagaios: o Prof. Dr. Jaime Martinez (UPF – AMA), a Profa. Dra. Cristina Miyaki (USP), a Dra. Tânia de Freitas Raso do Laboratório de Ecopatologia de Aves – FMVZ (USP), os representantes do Parque das Aves Katlin Camila Fernandes e Benjamin Timothy Phalan, Ana Raquel Faria da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), Bianca Santos Matinata, Alex Bovo e Kátia Ferraz (LEMaC – Laboratório de Ecologia, Manejo e Conservação de Fauna – ESALQ/USP) e Marina Somenzari (ICMBio/CEMAVE).
Precisamos fazer nossa parte para conter e reduzir o impacto do COVID-19. Se puder, fique em casa, faça reuniões a distância. Lave bem as mãos.
Mesmo de longe, podemos unir nossas forças e alcançar nossos objetivos!!!
Quer saber mais sobre as espécies do PAN Papagaios e conhecer os vídeos, websérie, além de outros materiais do Programa Papagaios do Brasil? Confira – bit.ly/pan-especies-pb